Confira 5 estratégias para sua clínica ter vantagem competitiva

Confira 5 estratégias para sua clínica ter vantagem competitiva

A vantagem competitiva é uma qualidade essencial para as empresas e, inclusive, para as clínicas médicas. Essa qualidade tem a ver com a capacidade de diminuir ou até de neutralizar a concorrência, o que gera diversos impactos positivos.

Além do próprio destaque em relação aos concorrentes, é um modo de aumentar o número de pacientes e de reforçar o poder da marca. Com isso, é possível conquistar resultados cada vez melhores.

Para chegar a esse desempenho, é essencial colocar algumas estratégias em prática. Pensando nisso, veja 5 dicas para obter a vantagem competitiva!

1. Ofereça um atendimento diferenciado

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma clínica é o atendimento. As pessoas precisam ser acolhidas e bem tratadas no cuidado com a saúde, então é necessário caprichar nessa questão.

O ideal é que, desde a recepção, os pacientes tenham uma boa experiência. Funcionários simpáticos e prestativos transformam a percepção e diferenciam a clínica. No interior do consultório, é preciso agir de maneira humanizada e personalizada. Conhecer o histórico do paciente, tirar dúvidas e transmitir segurança e tranquilidade são alguns pontos essenciais.

2. Foque no ambiente da clínica

Para criar a melhor experiência, é indispensável que o ambiente receba o nível certo de atenção. Isso significa, por exemplo, cuidar do conforto da recepção. Oferecer assentos, climatização adequada e até água, internet e pequenos lanches são possibilidades.

Também é preciso pensar em outros aspectos, como a acessibilidade para idosos ou uma área infantil aumentam o nível de satisfação. Mesmo a decoração faz a diferença, já que transmite a ideia de modernidade, acolhimento e profissionalismo.

3. Organize os setores

Do ponto de vista interno, a gestão tem grande influência. Gastar menos permite lucrar mais e ter mais valores para investir, por exemplo. Isso leva à vantagem competitiva e faz com que o negócio se destaque da maneira adequada. Para tanto, é essencial organizar os setores.

Separe a parte financeira das outras áreas e faça um gerenciamento profissional. Além disso, cuide dos contratos dos colaboradores, do estoque de materiais e do contato com os fornecedores de forma separada. Como consequência, é possível o melhor desempenho.

4. Invista em tecnologia

Para profissionalizar a gestão e garantir a vantagem competitiva, também é interessante investir em tecnologia. Com as escolhas certas, fica mais fácil atuar para obter uma boa utilização dos recursos disponíveis.

Uma das principais soluções é o software de gestão. Com o uso de uma plataforma conectada e com os diversos serviços, é possível cuidar do agendamento, da confirmação de consultas e até do histórico do paciente. Também é uma solução para cuidar das guias com convênios médicos e da parte financeira, o que otimiza o desempenho.

Ao falar em tecnologia, também é possível investir em equipamentos diferenciados para atender o público de maneira cada vez melhor.

marketing para clínicas

5. Utilize as mídias sociais

E, por falar em tecnologia, ela também pode favorecer a divulgação e a captação de novos pacientes. Para se destacar no setor, aproveite todo o potencial das mídias sociais e comunique com o público.

Use os diferentes serviços para divulgar a clínica, tirar dúvidas dos pacientes e fortalecer a marca. Como muitas clínicas ignoram o potencial desse ambiente, o resultado é que há um espaço interessante a ser aproveitado, em busca de destaque.

Conquistar vantagem competitiva é essencial para o sucesso da clínica. Ao não investir em diferenciais, o negócio corre o risco de ser deixado para trás, de perder pacientes e até de ter a sua continuidade comprometida. Por isso, é fundamental aplicar essas dicas em busca dos melhores resultados.

E já que essa é uma das recomendações, veja quais são os benefícios da tecnologia na saúde e como aplicá-la!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se