Como diminuir atrasos e faltas nas consultas utilizando o SMS para clínicas 

Como diminuir atrasos e faltas nas consultas utilizando o SMS para clínicas 

No dia a dia da clínica, faltas e atrasos são muito comuns e ser um grande problema para a equipe e gerar perdas financeiras. Por isso, uma das ferramentas que podem ajudar nesse processo de redução das faltas e atrasos é a utilização do SMS para clínicas.  

Veja nesse texto como as mensagens de SMS para pacientes ainda são uma ótima forma de comunicação, e de lembrete para consultas ou procedimentos.  

Chatbot para WhatsApp

Confirmação de dados cadastrais 

Por meio do SMS para clínicas, sua secretária pode gentilmente solicitar que o paciente confirme ou, se necessário, atualize informações essenciais, como número de telefone, endereço e detalhes de segurança. 

Essa prática de mensagens para pacientes por SMS proporciona praticidade, permitindo que os dados das pessoas sejam atualizados de forma rápida e segura na clínica.  

Lembretes de consultas agendadas 

O envio de lembretes de consultas por SMS é essencial para a organização e controle da agenda, em situações em que as consultas foram marcadas com antecedência, já que os pacientes podem ter outras atividades e esquecer do seu compromisso com a clínica. 

Confirmação de presença 

Assim, ao receber o lembrete por SMS, o paciente tem a oportunidade de confirmar a consulta, ou, se necessário, reagendar de acordo com sua disponibilidade. Dessa forma, a clínica demonstra um cuidado com o bem-estar do paciente, facilitando a gestão da agenda e garantindo que o atendimento seja eficaz e oportuno. 

Esse passo é fundamental para garantir a organização da agenda, pois ajuda a evitar ou reduzir faltas e atrasos, e permite que a clínica faça os ajustes necessários, não deixando furos na agenda do médico e deixando de lucrar. 

Envio de instruções para consulta 

Em muitas situações, é fundamental fornecer aos pacientes instruções precisas antes das consultas. 

E com uma simples SMS para clínicas, você pode informar as pessoas sobre preparação antes da consulta, como orientações sobre restrições alimentares, necessidade de jejum ou qualquer outro procedimento específico. 

Esses avisos são de extrema importância para garantir que a consulta seja conduzida da maneira mais eficiente e precisa possível. 

Monitoramento de pacientes crônicos 

Você deve estar se perguntando, é possível fazer o monitoramento de pacientes usando SMS para clínicas?  

A utilização de mensagens de texto pode ser muito conveniente e facilitar a comunicação com os pacientes, especialmente em casos em que a mobilidade pode ser limitada devido à condição crônica em questão.  

Essa prática contribui para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes e demonstra um compromisso genuíno com seu bem-estar a longo prazo. 

Mensagens personalizadas e pós-consulta 

Outro ponto muito interessante e que pode aumentar seu valor de marca, é mandar SMS com mensagens personalizadas para pacientes em datas comemorativas, como aniversário, Natal, ano novo, entre outras. 

Esse tipo de iniciativa, com o uso de SMS para clínicas, tem potencial de elevar a fidelização e faz com que o paciente se sinta valorizado.  

Além disso, você pode agradecer ao paciente por ter ido na consulta, perguntar se ele tem alguma dúvida, convidar a compartilhar sua experiência e colocar a clínica sempre à disposição. 

Os comentários recebidos fornecem insights reais sobre o que está funcionando bem e onde há espaço para melhorias na clínica. Assim, essas informações podem ser utilizadas para aprimorar os serviços e garantir que a experiência do paciente seja sempre a melhor possível. 

Utilize um software médico  

Com um software médico como o Clínica nas Nuvens você tem a otimização no atendimento ao paciente através do envio de envio mensagens e lembretes de consultas por SMS, WhatsApp e E-mail.  

O sistema para clínicas conta com recursos como a agenda médica online e possibilita que você programe mensagens para serem encaminhadas automaticamente, relembrando horário e data da consulta aos pacientes, por exemplo.  

Depois da confirmação por parte do paciente, o sistema atualiza a agenda automaticamente. Além disso, por ser um sistema 100% online e feito para integrar todas os setores da clínica, você terá em mãos um gestor completo, extremamente seguro, que vai otimizar o trabalho da equipe, agilizar as tarefas e melhorar os resultados do seu negócio.  

Portanto, peça uma demonstração gratuita da agenda médica online do Clínica nas Nuvens e conheça na prática com o software médico funciona.  

sistema de gestão para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se