Clínica nas redes sociais: cuidados com as postagens médicas 

Clínica nas redes sociais: cuidados com as postagens médicas 

No contexto atual, as redes sociais se tornaram uma ferramenta importante na comunicação e interação entre profissionais de saúde e seus pacientes. No entanto, é crucial que os médicos compreendam os limites, regras e questões éticas associadas à divulgação de tratamentos, procedimentos e da própria clínica nas redes sociais.  

Este texto tem como objetivo fornecer orientações sobre como os médicos devem proceder em relação às postagens, garantindo o cumprimento das leis, disposições e preservação da confidencialidade e ética profissional no que diz respeito ao universo da clínica nas redes sociais. Continue a leitura e confira! 

marketing médico

A nova resolução do Conselho Federal de Medicina 

Em setembro de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou atualizações importantes nas regras referentes ao marketing para médicos em redes sociais

A Resolução (CFM Nº 2.336/2023) foi estabelecida a partir de um estudo de mais de três anos, que contou com o auxílio e participação de mais de 2.600 profissionais de medicina, incluindo associações médicas, em todo o Brasil.  

Assim, a partir da publicação da resolução, as clínicas devem se adaptar às determinações sobre o assunto das redes sociais para médicos e outras questões até a data limite de 11 de março de 2024. Depois dessa data, a resolução será obrigatória e, não havendo cumprimento das regras, os profissionais estarão sujeitos as devidas punições. 

Para entender melhor o que os médicos podem ou não fazer nas redes sociais leia este texto que produzimos recentemente. 

Dicas importantes sobre como você deve proceder nas redes sociais 

Alguns atributos legais já foram comentados, no texto anterior, sobre a questão da clínica nas redes sociais, ou seja, sobre o uso das redes sociais por profissionais de medicina. 

Agora, vamos trazer algumas dicas que também serão muito úteis para que você possa ter um norte sobre como deve proceder diante do Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, entre outras plataformas. Fique por dentro! 

A importância da confidencialidade e privacidade 

A preservação da confidencialidade e da privacidade dos pacientes é um pilar da prática médica que deve ser sempre ética e responsável. É o alicerce que sustenta a relação médico-paciente e é seu dever tratar isso com zelo e dentro das normas legais da profissão. 

Portanto, quando falamos de clínica nas redes sociais e da presença do médico em posts e comentários, é preciso que você compreenda a responsabilidade desses atos. Assim, vamos nos aprofundar mais nesse ponto através de dois tópicos. Acompanhe:  

a) Protegendo informações 

Nunca, em hipótese alguma, compartilhe informações pessoais ou médicas de pacientes sem o consentimento explícito dos mesmos. Essas informações simbolizam a jornada da saúde de um indivíduo e é sua responsabilidade como médico garantir que permaneçam seguras, resguardadas e distantes de olhos não autorizados

b) Evitando exposições  

Além disso, ao redigir ou compartilhar qualquer conteúdo relacionado a casos clínicos, é vital que você evite qualquer forma de identificação direta ou indireta dos pacientes.  

Isso inclui detalhes que podem, inadvertidamente, revelar a identidade da pessoa, como dados, locais ou características particulares. Cada palavra ou imagem que você escolhe é uma peça no quebra-cabeças da confidencialidade. 

Assim, ao adotar essas posturas, você não está apenas cumprindo com sua obrigação ética diante da presença de sua clínica nas redes sociais, mas também reforçando a confiança dos pacientes em sua capacidade de cuidar deles de maneira íntegra e respeitosa.  

Respeite ao máximo seus pacientes 

Como profissional da saúde, quando você navega pelo oceano das redes sociais, deve ancorar sua conduta no respeito incondicional à dignidade dos pacientes. Esta é a base para construir relações sólidas e sustentáveis. Veja os tópicos a seguir e entenda melhor a importância de manter-se integro nessa postura: 

Respeito e o profissionalismo sempre 

Em todas as suas interações online, cultive um tom que seja respeitoso e profissional, principalmente quando for atacado, receber críticas ou feedbacks negativos. 

Cada palavra e gesto seu deve refletir o compromisso com a dignidade do paciente, não importando o contexto. É através desse respeito que você eleva a prática médica a um patamar de excelência. 

Não perca sua integridade e educação 

Evite, com toda a determinação do mundo, fazer quaisquer comentários desrespeitosos, discriminatórios ou ofensivos sobre indivíduos, colegas, colaboradores ou grupos.  

Você, como profissional de saúde, com boa formação e dotado de uma instrução privilegiada, deve ser o arauto da inclusão, da tolerância e da empatia. Cada palavra proferida tem o poder de moldar percepções e gerar influência. Portanto, seja a trincheira contra o desrespeito, erguendo-se em defesa da integridade de todos. 

CSAT para clínica

Publique informações relevantes e embasada 

Postar conteúdos educativos é uma bela oportunidade para mostrar seu nível de conhecimento e promover uma compreensão mais profunda aos pacientes sobre questões cruciais de saúde.  

As redes sociais são ótimas, tanto para divulgar a identidade visual do médico, como para divulgar informações valiosas para os pacientes. E quando você compartilha seu conhecimento, não apenas capacita o indivíduo a agir de maneira correta, mas também ajuda a criar uma comunidade mais consciente e engajada com a saúde. 

No entanto, com o grande poder da informação vem uma responsabilidade ainda maior. Certifique-se de que as informações que você expõe sejam precisas e fundamentadas em evidências científicas sólidas.  

Através desse compromisso com a educação e a informação, você se torna uma verdadeira “luz” em um universo permeado pela desinformação. Então, contribua com conteúdos relevantes e embasados para que a sociedade se torne cada vez mais esclarecida. 

Evite atendimentos via redes sociais 

O vínculo entre médico e paciente é uma base que envolve ética, legislações, procedimentos adequados e qualidade da prática médica. Portanto, no universo das redes sociais, é crucial que você continue honrando e protegendo esse relacionamento com o mesmo zelo e dedicação. 

Evite entrar em assuntos ou diálogos que tenham características próximas de uma consulta. Além disso, evite a todo custo estabelecer algum tipo de diagnóstico baseado nas reclamações das pessoas nos comentários.  

Embora essas plataformas possuam um alcance sem precedentes, nada pode substituir o valor de uma consulta pessoal ou, se for o caso, uma consulta por telemedicina, aí sim, estabelecida dentro da legislação e das normas requeridas. 

Assim, peça para que as pessoas marquem consultas, seja de forma presencial ou virtual, a fim de que tenham discussões mais aprofundadas sobre seu estado de saúde, em um ambiente seguro, confidencial e preparado para atender cada caso de forma específica.  

O cuidado com as opiniões pessoais e profissionais 

Como médico, você está investido de uma responsabilidade não apenas perante os pacientes, mas também perante a sociedade e a comunidade médica como um todo. Ao expressar suas opiniões, deve fazer com discernimento e consciência do impacto que isso pode ter. 

Por isso, optando por compartilhar opiniões pessoais, é crucial destacar que elas são expressamente individuais e não representam a visão da comunidade médica.  

Além disso, evite temas polêmicos que possam comprometer a imagem da sua profissão. Lembre-se de que você é, antes de tudo, um guardião da saúde e do bem-estar da sociedade.  

Suas palavras têm o poder de influenciar as pessoas, tem impacto até mesmo sobre a opinião pública de um modo geral e podem discorrer em boas ou más influências, dependendo de como você se posiciona.  

Esteja sempre atento às leis 

Estar por dentro das leis e regulamentações, seja da prática médica como da publicidade de informações na saúde ou o que médicos podem postar antes e depois, configura dever e compromisso com a integridade e a segurança dos pacientes e da sociedade como um todo. 

Esteja sempre atento sobre essas questões e compreenda como deve ser feita a divulgação de informações de saúde. A Resolução CFM Nº 2.336/2023, inclusive, já citada no início deste artigo, traz detalhadamente como deve ser a conduta do profissional em vários casos. 

Isso é fundamental, pois cumprir com as leis e os códigos estabelecidos pelas autoridades, demonstra devoção à ética médica, inspira confiança por todos ao seu redor e demonstra cuidado e respeito pelas normas que norteiam a profissão. 

Utilize as redes sociais com inteligência e faça bom proveito 

Por fim, o uso das redes sociais pode ser uma estratégia valiosa para a comunicação com seus pacientes e promoção da educação em saúde. No entanto, é essencial que você siga as orientações corretas para garantir a proteção da privacidade, a integridade profissional e o respeito às leis e regulamentações.  

Além disso, é preciso ter bom senso e agir com responsabilidade. Utilize as redes sociais de maneira inteligente e construtiva, para melhorar seu status, dar mais visibilidade a sua clínica, além de ajudar as pessoas e a profissão médica como um todo. 

A fim de complementar o assunto e trazer outras informações sobre a relação entre medicina e o ambiente digital, leia também este artigo sobre marketing médico. 

Com este conteúdo sobre marketing médico, você vai ampliar sua visão sobre algumas ferramentas que podem aumentar o valor de sua marca, melhorar a identidade visual da clínica médica e trazer mais pacientes para o seu estabelecimento. 

sistema para clínicas de dermatogia
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se