Reagendamento de consulta: a importância e como fazer?

Reagendamento de consulta: a importância e como fazer?

Você já pensou sobre a importância do reagendamento de consulta para fidelizar o paciente? A realidade é que, hoje em dia, é preciso manter a sua base de clientes mesmo em meio à concorrência crescente, uma vez que o número de novos profissionais na área cresce de maneira constante.

Por essa razão, é fundamental oferecer aos seus clientes um diferencial para se manter relevante no mercado e fazer com que eles voltem a frequentar o seu estabelecimento, sendo que o sistema de reagendamento de consulta é uma funcionalidade atraente. Continue a leitura deste post e saiba mais!

O que é reagendamento e qual a sua importância para a fidelização de pacientes?

Depois de tomar ciência acerca de um problema de saúde, o paciente procura uma clínica médica, um hospital ou um consultório para ser atendido por um profissional, a fim de sanar aquilo que está lhe afligindo.

Contudo, depois de optar por um estabelecimento e marcar uma consulta, os imprevistos ainda podem ocorrer na vida do paciente, como não conseguir sair mais cedo do trabalho para comparecer na hora agendada ou enfrentar um problema mecânico no seu veículo.

Nesse momento, a tendência é de que o paciente busque o reagendamento de consulta. E, nesse caso, é fundamental que o paciente seja bem tratado, para que se sinta acolhido pela clínica médica e tenha vontade de remarcar o seu agendamento.

Além disso, o reagendamento de consulta também diminui as chances de o paciente que desmarcou uma consulta, procurar por outro estabelecimento médico para se tratar, pois ele já tem uma nova data estabelecida para sua consulta.

Chatbot para WhatsApp

Como fazer o reagendamento?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do reagendamento de consulta, deve estar se perguntando como realizá-lo de forma eficaz, não é mesmo? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que você possa ter uma boa noção do que fazer diante da iminência de um reagendamento.

Disponibilize o atendimento online para o seu paciente

O atendimento online conta com uma série de vantagens, pois os agendamentos, as confirmações, o reagendamento ou cancelamento de consultas passam a ser feitos por meio de um sistema de agendamento online de consultas.

Esse tipo de proposta é capaz de aumentar o fluxo de pessoas em sua clínica, melhorar a maneira de atender os pacientes, e permitir o agendamento instantâneo, pois as consultas são marcadas e remarcadas instantaneamente e atualizadas em tempo real.

No final deste texto vamos apresentar um software para clínicas que é ideal para você fazer todo este trabalho que envolve reagendar a consulta, bem como muitas outras funcionalidades e recursos para dar uma nova cara a sua clínica médica.

Envie lembretes ao paciente sobre o reagendamento

O envio de lembretes é uma boa forma de demonstrar que você realmente se importa com os seus pacientes e ainda é uma medida que auxilia na redução da taxa de absenteísmo da clínica.

Ao paciente que desmarcou uma consulta, por exemplo, é interessante enviar lembretes por SMS ou e-mail para que ele lembre de reagendar. Além disso, esse processo pode ser otimizado, pois, atualmente, existem sistemas que realizam essas atividades automaticamente.

agenda médica online

Invista em recepcionistas de primeira para a sua clínica médica

De maneira geral, as recepcionistas são as primeiras que têm contato com o paciente, seja por meio do atendimento telefônico, seja pessoalmente e, portanto, são responsáveis pela primeira impressão acerca do estabelecimento.

Por isso, é muito importante que esses profissionais saibam como atender aos pacientes de maneira simpática e se coloquem à disposição nos casos em que houver a necessidade de remarcar a consulta.

Hoje em dia, boa parte das pessoas conta com uma vida agitada e repleta de compromissos. Sendo assim, oferecer flexibilidade no reagendamento de consultas pode ser um grande diferencial para a sua clínica. 

Para ajudar a organizar as clínicas e os consultórios, uma solução especializada para esse tipo de estabelecimento, como o Clínica nas Nuvens, é uma excelente alternativa! Veja mais sobre todo o potencial do Clínica nas Nuvens no texto que preparamos na sequência.

Software para clínicas

Como o Clínica nas Nuvens pode te ajudar

O clínica nas Nuvens é um software para gestão completa da sua clínica médica e que tem uma série de funcionalidades, ferramentas e recursos que vão trazer muito mais agilidade, dinamismo e segurança para o seu ambiente de trabalho.

Com este sistema para clínicas é possível utilizar a agenda médica online e, através dela, cuidar de toda parte de agendamentos, reagendamentos, cancelamentos, além de enviar os lembretes por SMS, Whats ou E-mail para os pacientes. E, após a confirmação, o sistema atualiza a agenda sozinho.

Dentre muitas outras funções encontradas com a agenda médica online, podemos citar, ainda, a possibilidade de gerir múltiplas agendas ao mesmo tempo, compartilhar e alterar o que precisa ser alterado em tempo real.

Tendo isso em vista, se você tem interesse em melhorar a gestão de sua clínica médica, não perca tempo, entre em contato com o Clínica nas Nuvens e veja como podemos ajudá-lo! Estamos sempre pensando em novas maneiras de melhorar a rotina das clínicas médicas.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se