O que é branding e como ele pode ser aplicado na área da saúde?

O que é branding e como ele pode ser aplicado na área da saúde?

Elaborar uma identidade atrativa para uma marca não é importante só para empresas que vendem produtos. Saber o que é branding também é útil para impulsionar os negócios na área da saúde.

Profissionais e instituições podem se beneficiar ao transmitir uma imagem mais profissional ao público, estruturando uma identidade que reúna valores como comprometimento, confiabilidade e segurança.

Quer entender melhor sobre o conceito de branding e como ele se aplica à estratégia de hospitais, clínicas e consultórios? Então, continue a leitura!

O que é branding?

O conceito de branding está ligado às estratégias que moldam a identidade de uma marca, ou seja, a forma como ela quer se apresentar ao público, ao mercado e aos investidores. É claro que todo negócio tem uma imagem, no entanto, o branding se encarrega de tornar essa imagem atrativa.

Quem entende o que é branding percebe que qualquer negócio, independentemente do segmento ao qual pertence, pode se beneficiar dessa estratégia.

Na área da saúde, por exemplo, estabelecer-se como uma marca forte é necessário para transmitir valores, como confiança, profissionalismo e segurança, para os pacientes. Além disso, estratégias de branding ajudam o público-alvo a ter sua instituição sempre em mente quando o assunto for cuidado com a saúde.

Leia também: O que é employer branding? Confira a sua importância!

Como aplicar na área da saúde?

Interessou-se pelo que é branding e por suas possibilidades? Então, é provável que você queira saber como aplicar esse conceito no seu negócio. Veja, abaixo, algumas dicas voltadas especificamente para a área da saúde.

Conheça seu público

O primeiro passo para ter uma marca sólida é conhecer muito bem o seu público-alvo, entendendo o perfil socioeconômico, os hábitos e as preferências e o que ele espera do seu consultório ou clínica.

A partir disso, você consegue direcionar melhor toda a comunicação do seu negócio, usando uma linguagem apropriada, alinhando valores e criando atrativos que sejam realmente interessantes para o público.

Crie percepção de valor

Seu negócio, certamente, tem uma missão e valores que são importantes e regem o atendimento aos pacientes. No entanto, nem sempre essas questões ficam claras para o público.

Ao disseminar o propósito da sua marca e mostrar o quanto sua empresa está comprometida com o bem-estar das pessoas, é possível gerar percepção de valor e melhorar a captação e a fidelização de clientes.

marketing para clínicas

Trabalhe a identidade

Muitos profissionais da saúde não se preocupam em definir uma identidade visual, mas isso também é uma parte importante do que é branding.

A identidade visual inclui não apenas um logo, mas também as cores e a tipografia usadas em toda a sua comunicação digital e impressa. Criar esse padrão é importante para se destacar e fixar sua marca para os pacientes.

Ofereça conteúdos relevantes

Por fim, as estratégias de branding também incluem gerar valor por meio de conteúdos relevantes para o público da clínica ou consultório. Para fazer isso, é interessante pensar em informações e temas que tenham relação com a área da saúde e que possam ajudar seu público no dia a dia.

Por exemplo, é possível dar dicas de cuidado com a saúde, incentivar a prevenção de doenças e alertar sobre condições crônicas e sobre a necessidade de consultas periódicas. Oferecendo esses conteúdos, sua marca se torna referência no segmento e ganha a confiança dos pacientes.

Esperamos que você tenha entendido o que é branding, afinal, aplicar estratégias nesse sentido pode ajudar seu negócio a estabelecer uma imagem profissional e de confiança frente aos pacientes.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas impressões sobre o conceito de branding para a área da saúde.

Leia também: Marketing para clínicas: as melhores ferramentas para atrair pacientes.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se