Saiba mais sobre laudos médicos e como utilizá-los na sua clínica

Saiba mais sobre laudos médicos e como utilizá-los na sua clínica

Laudo médico é um documento de suma importância para pacientes que precisam de um papel pericial para auxílio-doença. Por essa razão, é crucial que todo profissional saiba preenchê-lo corretamente. Para ter mais praticidade no dia a dia, uma possibilidade é usar um modelo padrão.

Neste artigo, você vai entender o que é laudo médico e como emiti-lo, além de conferir exemplos que ajudam no dia a dia de atendimento. Continue a leitura e confira. 

O que é e para que um laudo médico serve?

Laudo médico é um documento formal, no qual o médico descreve, com termos técnicos, o resultado de um exame e indica se há características de normalidade ou alterações no diagnóstico do paciente.

Esse relatório médico serve para determinar um diagnóstico por meio do parecer do profissional que está acompanhando e investigando o caso do paciente. Portanto, é um documento fundamental para a concessão de benefícios previdenciários ao paciente, como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.

O laudo médico também pode ser utilizado como documento oficial para avaliar a saúde ocupacional de um indivíduo e determinar se a pessoa está apta ou não para desenvolver atividades profissionais.

Outra funcionalidade é a comprovação de doenças ou a gravidade de ferimentos em situações criminais diversas, como processos por acidente de trabalho. Nesse caso, o documento é chamado de laudo médico pericial judicial. 

laudo médico

Qual é a diferença entre atestado médico e laudo médico?

Uma dúvida comum é se laudo e atestado são a mesma coisa. A resposta é não. Diferentemente do laudo, que só pode ser feito por um especialista médico, o atestado pode ser preenchido por clínicos gerais.

Além disso, o atestado médico possui informações padronizadas e claras sobre a saúde do paciente para empresas e órgãos públicos compreenderem o documento — ao contrário do laudo médico, que usa termos técnicos para determinar um diagnóstico.

Geralmente, atestados são utilizados para justificar ausência no ambiente de trabalho por motivos de doenças. Isso porque o atestado concede ao paciente o direito de se ausentar do trabalho para se recuperar. 

Quem pode emitir um laudo médico?

Ao preparar o relatório médico de paciente, é importante seguir as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), que determina que o laudo médico só pode ser assinado por profissionais especialistas na área do exame.

Ou seja, um ecocardiograma, por exemplo, deve ser laudado por um médico cardiologista. Já um exame de densitometria óssea deve ser assinado por um ortopedista, e assim por diante. Além disso, independentemente da especialidade, o médico não pode se negar a dar laudo ao paciente que solicitá-lo. 

Prontuário eletrônico

Exemplo de laudo médico: o que deve conter?

O Conselho Federal de Medicina traz algumas recomendações de laudo médico e exemplos de informações que devem constar no documento. Confira quais são elas:

  • nome do paciente;
  • informações pertinentes do paciente (idade, peso, etc);
  • motivo da solicitação do exame;
  • clínica e médico solicitante do exame;
  • técnica utilizada para o exame;
  • descrições detalhadas do exame;
  • possível diagnóstico.

Além desses dados, é necessário adicionar informações técnicas, que ofereçam mais detalhes sobre o paciente, o estado de saúde deles e os procedimentos realizados: 

  • formulário clínico contendo identificação, anamnese (queixas, antecedentes, história mórbida pregressa e história da doença atual), exames, hipótese diagnóstica e plano de tratamento;
  • exames complementares, como laboratoriais, ultrassonográficos e radiológicos;
  • documentos de progresso clínico;
  • folha de prescrição médica;
  • TPR (temperatura, pulso e respiração);
  • resumo da alta ou do óbito.

Para reunir todas essas informações, é essencial contar com um prontuário eletrônico. Afinal, nessa ferramenta, é possível encontrar todo o histórico do paciente. Porém, com tantos dados para preencher, a melhor alternativa para proporcionar mais praticidade e qualidade é utilizar modelos prontos.

Com o prontuário médico eletrônico do Clínica nas Nuvens, por exemplo, o profissional da saúde pode criar vários modelos de laudos, de acordo com as suas necessidades profissionais. Além disso, os documentos podem ser configurados para uso próprio ou compartilhados com a equipe.

Telemedicina

Sobre os laudos médicos à distância

O avanço tecnológico na Medicina trouxe um crescimento exponencial para a saúde. Um exemplo é a telemedicina, que se tornou cada vez mais popular após a pandemia da COVID-19, auxiliando na troca de informações com mais rapidez e segurança.

A telemedicina permite a emissão e o envio de laudos médicos, mesmo à distância. Contudo, para ter validade legal, é necessário autenticar o relatório médico no portal Validador de Documentos Digitais, disponibilizado pelo Governo Federal. O procedimento é totalmente online, prático e seguro.

Além de laudos, é possível validar atestados médicos, receitas e solicitações de exame. Assim, médicos, pacientes, empresas e órgãos públicos podem certificar-se da autenticidade dos documentos médicos.

Vantagens via telemedicina

Ao usar laudos digitais, fica mais fácil melhorar os processos internos da clínica e as entregas de documentos aos pacientes que realizam a solicitação de laudo médico

Os relatórios digitais oferecem benefícios como melhor legibilidade e organização das informações. Além disso, reduzem a necessidade de escrever um documento manualmente, o que pode ser de difícil leitura e impedir a compreensão. No formato digital, garante-se um relatório preciso, pois todos os campos podem ser preenchidos diretamente em um software médico.

Os laudos digitais ainda geram agilidade na entrega de documentos ao paciente, o que é especialmente interessante em casos emergenciais. Assim, a clínica pode emiti-los no mesmo dia do resultado do exame.

Com essa agilidade e qualidade de serviço, fica mais fácil conquistar grandes diferenciais competitivos para a clínica médica. Já que o assunto são documentos digitais, aproveite para saber sobre a importância da assinatura digital também. 

Software para clínicas
Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se