Gestão de Clínica: desafios para fazer uma boa administração!

Gestão de Clínica: desafios para fazer uma boa administração!

O sonho de muitos médicos é montar o próprio espaço de trabalho, como uma clínica ou um consultório. De fato, este passo é muito importante. Porém, junto de todo o esforço e investimento, é preciso que haja noção de como administrar o ambiente, um aprendizado que engloba a gestão de clínicas.

Pensando nisso, criamos um conteúdo que traz informações relevantes sobre a gestão de clínicas e consultórios, incluindo o que isso realmente significa e como fazer um trabalho consciente e eficiente. Fique de olho e aproveite as dicas!

Sobre a gestão de clínicas

A gestão da clínica é um conjunto de tarefas e processos postos em prática para o bom funcionamento da empresa. Para gestão de clínica odontológica ou de clínica médica, essas ações devem ser assertivas e coordenadas, buscando sempre o melhor, tanto para os profissionais, quanto para o negócio.

É importante ressaltar que tudo o que se faz precisa estar em sintonia com o bem-estar e a satisfação dos pacientes, obviamente. Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, “fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”.

Portanto, na sua clínica, antes de tomar uma decisão baseada em instruções, pense se isso é o melhor para o momento, para as pessoas envolvidas, para os funcionários e para os pacientes, claro.

Como você deve proceder na gestão de clínicas e quais desafios vai encontrar

Compreender a maneira certa de agir em relação à administração do seu negócio é um elemento básico para colher bons frutos. Além disso, é preciso conhecer e se preparar para os desafios da profissão. Saiba mais sobre este assunto na sequência!

Atendimento

Tudo começa com um bom atendimento, tanto para gestão de clínicas médicas, quanto para a gestão de consultório. Desde a entrada até o último contato com o paciente, na saída, é vital oferecer um atendimento de qualidade.

Aliás, é importante focar no chamado “atendimento humanizado”, ou seja, na capacidade não só de entender e amenizar patologias, mas também de recepcionar, escutar e acolher o paciente.

Lembrando que o atendimento humanizado não é responsabilidade de apenas um profissional, mas de todos: médicos, enfermeiros, recepcionistas, seguranças, profissionais da limpeza, etc. 

Defina metas e objetivos

Na gestão de clínica estética, médica, odontológica, de consultórios, não importa, ela é boa quando define as metas e objetivos para a empresa. Pode não parecer, mas muitos empreendedores e administradores mal sabem ou, pior, desconhecem por completo o público-alvo e o caminho que devem seguir.

Por isso, entenda qual é seu público-alvo. Também estabeleça metas e objetivos claros para, a cada mês, ir conferindo se está evoluindo profissional e financeiramente. Tenha foco que os resultados virão com naturalidade.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho servem para você avaliar se as atividades estão de acordo com as metas estabelecidas. Para sua clínica médica, alguns dos parâmetros que devem ser analisados constantemente são os seguintes:

  • faturamento;
  • tempo de permanência dos pacientes no centro médico;
  • consultas feitas no horário estipulado;
  • taxa de comparecimento dos pacientes;
  • glosas de convênio TISS;
  • qualidade do atendimento.

controle de repasses e cobranças na clínica

Mantenha as contas equilibradas e gere satisfação aos pacientes

Pode parecer óbvio, mas esses pontos são cruciais. Inclusive, muitas clínicas ou consultórios têm prejuízos por não prestarem a devida atenção. Estamos falando de manter um equilíbrio financeiro e preocupar-se com a satisfação dos pacientes.

Manter as contas em dia é elementar para a manutenção do trabalho, o clima amistoso na clínica e o crescimento do negócio, claro. De certa maneira, a questão financeira está relacionada à satisfação dos pacientes.

Com a parte econômica em ordem, consequentemente, os profissionais podem trabalhar com mais tranquilidade. Isso possibilita o investimento em novas tecnologias e produtos que geram maior conforto para os pacientes.

No seu espaço profissional, é importante ter cadeiras confortáveis, ar-condicionado, bebedouro, máquina de café, som ambiente, que mantenha as pessoas calmas e “leves”, entre outros aspectos.

Alguns desafios que devem ser superados

Existem muitos desafios que precisam ser vencidos na gestão de clínicas ou consultórios. Entre tantos obstáculos, citamos alguns:

  • sincronizar o trabalho de todos os profissionais;
  • ter um fluxo de caixa eficiente;
  • investir mais em capacitação profissional:
  • bater as metas;
  • evitar atrasos nas consultas;
  • atender com qualidade.

É claro que os desafios diminuem se você tiver estratégias efetivas de administração, que gerem resultados positivos. Por isso, o ideal é contar com um bom software de gestão de clínicas. Vamos falar mais sobre isso próximo tópico.

software de gestão de clínicas

Tenha um software de gestão de clínicas

Ter um sistema para clínica, ou seja, um software médico que facilite os processos e as tarefas, é uma ajuda fundamental para gerenciar uma clínica médica, privada ou pública.

Com um sistema para clínica médica, você simplifica a vida dos seus funcionários, otimiza o tempo para resolução de tarefas, acelera processos, desburocratiza seu ambiente profissional e melhora sua clínica em todos os sentidos.

Por isso, indicamos que você use o software de gestão para clínicas e consultórios do Clínica nas Nuvens. Para ficar mais claro, veja algumas funcionalidades:

  • fazer o atendimento por telemedicina;
  • criar e editar agendas médicas;
  • desenvolver e guardar prontuários eletrônicos de forma 100% segura;
  • estabelecer o controle financeiro;
  • realizar campanhas de marketing;
  • aumentar a receita reduzindo as glosas de convênio.

Essas são apenas algumas ferramentas, pois o Clínica nas Nuvens é completo e pode gerir todas as demandas do seu negócio. Então, ficou interessado em trazer soluções de gestão para a sua clínica? Solicite uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens agora!

Siga nossas dicas e evolua 

Neste conteúdo, você viu o conceito de gestão de clínicas, a questão da definição de processos e tarefas e a preocupação com a satisfação das pessoas, com o objetivo de alcançar os melhores resultados para seu empreendimento.

Também passamos algumas dicas sobre como estabelecer e manter o equilíbrio financeiro, com destaque para a utilização de um software de gestão, para você unir tudo em um só sistema simples, objetivo e eficiente.

Agora que você tem mais informações para começar a implementar uma gestão correta na sua clínica ou no seu consultório médico, defina por onde começar e vá evoluindo.

É claro que tudo pode parecer muito desafiador no começo, mas, aos poucos, é possível definir os objetivos, criar rotinas de trabalho, somar com a capacidade dos colaboradores e fazer a diferença na vida dos pacientes. Com certeza, todo o seu esforço não será em vão.

Sistema de gestão de clínica

Fique por dentro das novidades 

Gostou deste post? Aqui, no blog, você ainda encontra mais conteúdos sobre gestão e sucesso de clínicas e consultórios médicos. Assine nossa newsletter e receba notificações sobre novos conteúdos. Você também pode seguir o Clínica nas Nuvens nas redes sociais.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se