Como migrar do método tradicional de controle para o uso de sistemas de gestão

Como migrar do método tradicional de controle para o uso de sistemas de gestão

Todo médico sonha em contar com um controle prático e eficiente de todos os processos de sua clínica ou consultório. Saber que informações e dados importantes são acessadas facilmente para garantir a melhor decisão contribui para o sucesso do empreendimento.

Mas, com métodos tradicionais, essa é uma realidade que se torna um pouco mais distante. O excesso de burocracia, o arquivamento descentralizado e o custo com infraestrutura física são fatores que influenciam diretamente para que a administração e o controle não sejam eficazes e originem problemas ao invés de soluções.

A tecnologia como aliada

Em meio a esse cenário que, muitas vezes, parece caótico, surge uma solução que, literalmente, está na palma da sua mão: a tecnologia com sistemas e softwares médicos completos para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

A constante evolução tecnológica aumenta diariamente as possibilidades no que diz respeito à organização e controle da área médica. Isso permite que o médico concentre seus esforços e atenção no atendimento aos seus pacientes, com diagnósticos mais assertivos.

Em específico, os sistemas hospedados na nuvem são perfeitos porque podem ser acessados a qualquer hora, em qualquer lugar, de qualquer dispositivo, incluindo smartphones e tablets.

Sistema para clínica

Veja também:
A importância de um sistema hospedado na nuvem para a gestão do seu consultório
Entenda a importância de um software no cadastro eficiente de pacientes

Como migrar do tradicional método de controle para um sistema online?

A ideia de levar toda a gestão da sua clínica ou consultório para um software pode ser assustadora para muitos profissionais da saúde, porque, inicialmente, parece envolver esforços e tempo que são preciosos para toda equipe, até mesmo, atrapalhando ao invés de auxiliar.

Todavia, esse processo pode ser bem tranquilo seguindo algumas dicas práticas, obtendo um resultado mais que satisfatório, que supera as expectativas e só traz benefícios a todos. Confira!

• Conhecendo a solução: o ideal é você entender as funcionalidade e os recursos que o sistema oferece para saber como você pode otimizar o seu uso para sua clínica. Essa análise prévia é importantíssima para o sucesso da implementação.

• Migração gradativa: menos afobação e mais planejamento, esse é o segredo nesse processo. Depois de estudar o sistema, elabore (junto à equipe) um roteiro de como vocês passarão a usar a solução. É interessante que vocês verifiquem, por exemplo, se pretendem iniciar pelo cadastro dos pacientes novos ou se iniciarão pelo cadastro de todos os pacientes.

• Treinamento: você pode também contar com alguns membros da sua equipe, que utilizaram o sistema na prática, para que eles possam treinar os demais quanto às funcionalidades.

• Suporte: a equipe de suporte é também sua grande aliada nessa implementação. Eles estão prontos para solucionar suas dúvidas, encontrar os melhores caminhos e otimizar o uso do software para aumentar a produtividade da sua equipe.

software médico

Conheça o Clínica nas Nuvens!

O Clínica nas Nuvens é a solução ideal para a administração de clínicas e consultórios de todas as áreas da saúde. De uso fácil e com diversas funcionalidades, o Clínica nas Nuvens é o sistema perfeito para você migrar a gestão da sua clínica para o ambiente online sem dores de cabeça!

Entre em contato, faça o teste gratuito e aproveite!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se