Como motivar os funcionários e melhorar os resultados da clínica?

Como motivar os funcionários e melhorar os resultados da clínica?

Para criar um ambiente de trabalho mais produtivo e melhorar os resultados do seu negócio, vale conferir algumas informações e dicas sobre como motivar os funcionários da sua clínica.

Um colaborador motivado é mais produtivo. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Right Management, com 30 mil entrevistados em 15 países, incluindo o Brasil. A pesquisa apontou que profissionais motivados têm rendimento de produtividade até 50% maior que os desmotivados.

Causas da desmotivação

As causas da desmotivação podem ser inúmeras, desde questões pessoais até a estrutura da clínica. Falta de perspectiva de crescimento, ambiente de trabalho ruim, falta de encorajamento na execução do serviço, estagnação, entre outros, podem influenciar negativamente quando o assunto é como motivar os funcionários.

Produtividade significa melhores chances de competitividade no mercado. Por isso, para qualquer empresa que deseja alcançar a excelência, é imprescindível criar um ambiente estimulante. Isso se aplica igualmente às clínicas médicas, psicológicas e de todas as áreas da saúde.

Transparência e sinceridade na admissão

Muitas vezes, o incentivo se perde na decepção entre a expectativa que o colaborador tinha ao entrar na clínica e a realidade que encontrou. Essa é a causa mais comum dos pedidos de demissão no primeiro ano, pois a pessoa se sente enganada ao perceber que o trabalho não é o que foi prometido.

Por isso, para manter o ambiente estável na clínica, é importante esclarecer as questões relativas ao trabalho, inclusive aquelas delicadas, que podem pesar na decisão de aceitar ou recusar a contratação. 

Lembre-se de que a atual geração ingressando no mercado profissional representa um desafio a mais quando o assunto é como manter funcionários motivados, pois não hesita em trocar de emprego sem pensar muito e traçar outro caminho para a jornada, especialmente quando se sente enganada.

Então, desde a admissão, vale motivar os funcionários e expor os benefícios e as vantagens com franqueza, assim como as dificuldades e os sacrifícios que precisam ser feitos no trabalho desempenhado.

Líderes capazes e inspiradores

Ser um líder é algo necessário para gerir qualquer empreendimento, inclusive clínicas. É fundamental que a liderança seja colaborativa, feita a partir de uma pessoa que incentiva e inspira os demais profissionais da empresa. 

Nesse sentido, para ter funcionários motivados, é importante que haja um ou mais bons líderes na clínica, a fim de que toda a equipe tenha um porto seguro, alguém de confiança, que traga segurança, disciplina e relação profissional saudável e amistosa. 

De fato, encontrar essa liderança nem sempre é fácil. Inclusive, acreditar que o tempo de casa e a experiência são suficientes para construir um líder pode ser um grande erro, gerando um ambiente desorganizado e uma equipe desmotivada.

Por isso, às vezes, é interessante investir na contratação e na formação de pessoas com perfil de liderança, como uma excelente forma de propiciar um ambiente de trabalho estimulante e um clima de motivação para funcionários

Plano de carreira e incentivos

Um dos maiores fatores de desmotivação é a falta de perspectiva do colaborador ou a falta de estímulo para ir além das obrigações. Isso se dá pela ausência de um plano de carreira e incentivos ou pela existência de um plano de carreira confuso, subjetivo e que não deixa claro o que é necessário para crescer.

Essa falta de estrutura é particularmente comum na área médica, por isso, pode ser um diferencial para sua clínica. Um plano de carreira gera perspectivas de longo prazo. Um plano de incentivos é uma ótima maneira de lidar bem com esse complexo questionamento sobre como motivar os funcionários.

Estímulo à participação e ao envolvimento

Todos gostam de sentir que são parte de algo e estão crescendo em algum sentido. Por isso, estimular eventos sociais e oferecer cursos de aprimoramento é uma boa forma de gerar motivação. Além disso, os cursos de aprimoramento são um tipo de investimento no capital humano.

Portanto, procure proporcionar esses benefícios para sua equipe. Essa é uma das boas ações motivacionais para funcionários, pois faz com que as pessoas se sintam valorizadas e pertencentes a um grupo que deseja crescimento pessoal e profissional, evolução e desenvolvimento intelectual. 

Relações e ambiente de trabalho saudáveis

Outro fator muito importante sobre como motivar os funcionários é gerar um ambiente de trabalho com base em relações de respeito, colaboração e solidariedade. A ideia da competição interna é um conceito já superado, pois a competição deve se dar com os concorrentes. 

Um ambiente sem assédio, violência verbal ou psicológica, que comporte relações profissionais saudáveis é muito mais estimulante para a produtividade. Então, ao se questionar sobre como motivar os funcionários, invista na ideia da colaboração interna e de um local de trabalho amigável e tranquilo.

Produtividade no seu local de trabalho

Aplicando as dicas de como motivar os funcionários, você pode criar um ambiente de trabalho mais saudável, organizado e produtivo. Para saber se está tendo resultados, confira o post sobre como avaliar a produtividade na sua clínica ou no seu consultório médico.

sistema de gestão clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se